Problemas comuns de velejo


Atualmente os equipamentos de kitesurf são modernos e apresentam diversos recursos de segurança inexistentes nos primeiros modelos. Mesmo assim, existem diversas situações que podem acabar com o velejo e até mesmo representar risco para os praticantes.

Este post trata de alguns problemas que podem ocorrer enquanto velejando e apresenta alguns pontos relevantes para evitar ou solucionar tais problemas.

Cruzar as linhas com outro velejador – Com o aumento da quantidade de praticantes, essa situação pode ocorrer com qualquer um. Principalmente se o local escolhido para a prática não for extenso. Caso isso ocorra, tente manter a calma, mantenha o kite em uma situação de controle e tente descruzar as linhas. Se a situação fugir do controle, ejete o kite.

Linha quebrada – Mantenha a calma. Possivelmente o kite perderá o controle com uma linha a menos. Caso isso ocorra, ejete o kite e tente realizar a manobra de auto resgate (lembre-se de enrolar as linhas completamente antes de chegar no kite). Cuidado, caso a linha que tenha quebrado seja a linha onde o leash esta conectado, ejetar pode significar soltar o kite totalmente.

Falta de vento – Tente movimentar bastante o kite para mantê-lo voando o máximo possível e tentar chegar até um ponto seguro. Se possível, realize a manobra de body drag em direção a um local seguro com a prancha em frete ao seu corpo.

 

Enquanto realizava pesquisas sobre o conteúdo do site (principalmente a página sobre riscos), encontrei outras páginas interessantes sobre o que fazer se as coisas derem errado.

Este artigo URL apresenta 13 problemas comuns durante o velejo e como resolvê-las. Recomendo leitura.